Alfabetização em Dados

DADOS & TECNOLOGIA

Luis Gama

11/23/20242 min read

Um Ativo Crítico nas Organizações Modernas em busca de uma governança para sua vantagem competitiva e performance.

No mundo atual, impulsionado por dados, a alfabetização de dados não é mais um luxo; é uma necessidade para organizações que buscam se manter competitivas e inovadoras. A capacidade de ler, interpretar e alavancar dados em todos os níveis do negócio tornou-se crucial para tomar decisões informadas, otimizar operações e impulsionar o crescimento.

Por que a alfabetização de dados é essencial?

- Tomada de decisão empoderada: Equipes que entendem de dados estão preparadas para tomar decisões melhores, mais rápidas e mais estratégicas. Imagine uma equipe de marketing com forte alfabetização de dados — ela pode interpretar rapidamente os dados de comportamento do cliente para ajustar campanhas, aumentando o ROI e identificando insights relevantes sobre o uso de dados, impulsionados pela expertise disponível atualmente (ciência + arte).

- Impulsionando a inovação: Funcionários alfabetizados em dados podem identificar tendências e insights que podem estar ocultos para outros. Isso desbloqueia potenciais inovações em produtos, serviços e modelos de negócios. A empresa tem uma maior compreensão de detalhes específicos que podem ou não ser relevantes para explorar em um plano de ativação.

- Eficiência: A alfabetização de dados elimina silos. Quando todos os departamentos entendem e trabalham com os mesmos insights baseados em dados, as empresas vivenciam uma comunicação otimizada e alinhamento em direção a objetivos comuns, compreendendo métricas comuns e o que elas significam ou impulsionam.

O que acontece sem a alfabetização em dados?

- Paralisia de decisão: Sem uma compreensão clara dos dados, os tomadores de decisão podem adiar ações ou fazer escolhas com base na intuição em vez de evidências. Isso pode levar à perda de oportunidades e a erros dispendiosos.

- Interpretação errônea: A interpretação errônea de dados pode levar a conclusões equivocadas, que por sua vez resultam em estratégias ruins. Uma decisão bem-intencionada, mas mal informada, pode minar a confiança do cliente, prejudicar uma marca ou desperdiçar recursos.

- Maior dependência de equipes de dados: Se apenas algumas pessoas na organização são alfabetizadas em dados, a pressão sobre equipes especializadas se torna avassaladora. Esse gargalo desacelera os insights e impede que a força de trabalho em geral se beneficie dos insights baseados em dados.

Depois de mais de duas décadas brincando com dados, só posso dizer que adoro. É preciso que toda a organização entenda como as métricas são calculadas, que seus objetivos sejam conhecidos por todos, como agir e gerar insights explorando os dados em uma ferramenta de análise de autoatendimento e que a organização seja uma entidade colaborativa. Um bom catálogo de dados e dados consistentes e estruturados de fontes confiáveis, disponíveis e seguras são a base.

Artigos Relacionados