O que é ser uma empresa Data-Driven?
DADOS & TECNOLOGIAFEATURED


Os dados falam, você e sua empresa estão ouvindo?
Ser data Driven significa que uma organização baseia suas decisões estratégicas e operacionais a partir de dados e analises, em vez de somente intuição, suposições ou crença que tudo dara certo. Ao fazer analises e gerar interpretações com o uso de dados, estamos buscando por evidências que nos indiquem, padrões, tendências as mais diversas ações que nos demostrem o que precisar ser eliminados, ajustados ou intensificados. E nada melhor do que aproveitar este momento unindo a ciência da analise de dados com a experiência das pessoas a frente do negócio, sua sensibilidade e assim, explor nuances, contextos e momentos que nos servem em muito para criação de insights, reconhecimento do que deu certo e errado, gerando recomendações e ações.
Me recordo muito de uma frase sempre dita de um antigo e nostálgico gestor, Jorge Faraco. “Massageie os dados até que eles confessem”. Tempo que que usávamos as ferramentas da época (início dos anos 2000), para fazer a análise de audiência de sites da web e de segurança, a partir de gigantescos arquivos de log de servidores de internet e firewalls.
As ferramentas mudam, os processos mudam, novos indicadores são criados, mas a curiosidade de não só entender, mas de compreender cada indicador, para que serve, o que mede, sua relação com outros indicadores e tão necessária hoje com o crescimento exponencial dos dados do que vimos nas 2 últimas décadas.
Ser data-Driven não se trata de ferramenta, pois informação parada não gera ação, mas de cultura (e as ferramentas são imprescindíveis para suportar e facilitar a transformação).
Conhecer os indicadores que movem sua área (e se relacionam com a área vizinha), são relevantes para seu negócio e importantes de maneira estratégica ou operacional para sua empresa, é o que permite que todo um novo jogo (cultura) de conversas, visão, trocas, reconhecimentos, e de oportunidades possam desabrochar e gerar transformação. E aqui abro o ponto que não é somente fazendo grandes analises de dados, mas conhecendo, entendendo e se comunicando sobre indicadores diversos (ex,: venda, lucro, margem, produtividade, devolução, retenção, last mile, trafego, ROI, ROAS, leads, CPL, CPA, CTR, CPC, CAC e muitos outros) relacionados direta ou indiretamente a sua atividade como área e muitas vezes, altamente relevante para a empresa.
A jornada Data-driven pode ser feita a partir de diversas maneiras e formatos como treinamentos, remotos ou presenciais, internos ou externos, conteúdos gravados, base de conhecimento, catalogo de dados, comunidade, fóruns, eventos e muitos outros.
Mas o principal é gente!
As pessoas precisam ser treinadas e buscar o conhecimento em indicadores e ferramentas, em fomentar o engajamento e a colaboração, nas relações que determinados relatórios e indicadores tem em sua área de atuação e gestão de sua performance. Claro, dentro do que é permitido e não fere regulações como LGPD e GDPR ou a estratégia da empresa. Colabora para redução de falhas, aumento de produtividade, engajamento de times, motivação pessoal, pertencimento, competitividade, colaboração e retenção de pessoas.
Já imaginou tudo isso alinhado com um proposito?
E quem disse que ser data-driven é somente para ambiente corporativo? Você reconhece, entende suas contas domesticas de consumo, avalia as despesas de seu cartão de credito, faz a gestão de recursos ou assinaturas que paga e não consome, sabe quanto esta investindo de seu tempo produtivo em puro entretenimento (mídias sociais, TV, streeming, etc)?
Conhecer sobre dados é do dia-a-dia, é da jornada, vai te fazer acordar para o que é relevante. É um asset incrível e que te desenvolve a todo o momento.

